sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Posto da Mata. Muito ruim de ver...

No ultimo domingo dia 17 de fevereiro, ao retornar da cidade de Redenção no Pará através da MT 158, passamos pela vila Posto da Mata que está sendo desmanchada por estar dentro das terras que a justiça mandou devolver aos índios Xavantes. Vínhamos um pouco tensos pela lama que a estrada tem devido às chuvas daquele dia e que podia causar alguma atolada do carro porem estávamos absolutamente atentos à paisagem quando entramos naquele lugar. "Aquele lugar" é a expressão que uso para mostrar a forma como eu estava me sentindo ao sairmos de lá. Não é mais uma cidade nem mesmo um aglomerado de taperas. É apenas "Aquele lugar". Desabitado, sem vida, em silencio. Um cemitério provocado. Entramos nele e como eu não estava dirigindo e me encontrava no banco de traz da caminhonete minha visão pra lateral era maior que a frontal e assim vi imediatamente um monte de escombros de uma casa. Estranhei mas achei se tratar de alguma reconstrução decidida pelo próprio morador. Em seguida outro, e outro, e outro e... Então me dei conta de onde estávamos e, a surpresa e o horror por ver aquele lugar naquela situação foram tamanhos que sequer tivemos a iniciativa de pegar nossas maquinas fotográficas para registrar tal "coisa". Não quero com este texto puxar a brasa pra nenhuma sardinha, pois dizer quem tem ou não direitos sobre aquelas terras não cabe a mim. Quero apenas registrar que ver aquelas casas, dezenas delas destruídas, me causou tanto impacto que minha vontade era sair imediatamente dali... E foi o que fizemos unanimemente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma opinião sincera tem valor inestimável!