sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Daquilo que me orgulho...

Esta semana conheci uma frase atribuída ao ator americano Morgan Freeman que dizia que quando deixármos de nos preocupar com a cor da consciência, o racismo acabará. Concordo 100% e não arredo o pé um milímetro sequer. A foto abaixo onde estamos eu e minha irmã Solimar ladeando meus tios Joaquim e Francisca Leopoldino, me traz orgulho não por eles serem negros mais por serem meus tios que eu amo e respeito muito.
Ele com 84 e ela com quase 96 anos, ambos lúcidos, ativos e principalmente demonstrando imensa alegria em viver é prova de que não é a cor que os trouxe até aqui, como também não foi a cor que levou o Morgan à Hollywood ou o Quinzim (Ministro Joaquim Barbosa (desculpe a intimidade ta?)) à Presidência do Supremo. O que trouxe os quatro personagens deste texto para os respectivos lugares foi o fato de que pra eles a cor não foi impedimento. Se eu sou branco e com sangue negro graças a Deus, e continuo ralando feito louco como comprova a próxima foto,
e não cheguei a Hollywood e nem ao STJ certamente não é pela cor e sim pelas escolhas que fiz das quais me orgulho! Portanto, daquilo que me orgulho, cito: O Ministro Joaquim Barbosa e o Morgan Freeman; Meu Tio Joaquim sempre tão calado mais com uma dignidade impar; A minha Tia Francisca que teve vinte e dois filhos e que ainda faz crochê pra vender ; As filhas que tenho e que sabem viver com honra e respeito; A familia (irmãos, tios, primos, papagaios ....); Os amigos que me amparam e alertam; Os pais e avós que um dia tive e que talvez não tenha cuidado direito; O Deus que me protege, guarda e direciona e; A coragem que herdei de meus pais para tocar minha vida independente de cor, raça ou crédulo religioso...

Um comentário:

Uma opinião sincera tem valor inestimável!